O que é o autismo?
Segundo a Associação de Amigos do Autista (AMA) autismo pode ser caracterizado por um conjunto de condições caracterizados por alterações no comportamento social, comunicação e linguagem, em diferentes níveis, além de repertório restrito e repetitivo de interesses e atividades.
O que é o dia mundial de conscientização do autismo?
A data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2007 para dar visibilidade às pessoas que foram diagnosticada com os transtorno do espectro autista. A ideia inicial era divulgar informações que ajudariam na redução de preconceitos e discriminação.
Sabemos que hoje essa data de conscientização visa não somente a pessoa autista, mas também ao debate da família e rede de apoio do autista, que muitas vezes acaba sendo isolada ou negligenciada pela sociedade.
Autismo é deficiência?
Sim, o estatuto da pessoa com deficiência reconhece o autismo como uma deficiência.
Direitos
De acordo com o Manual dos Direitos da Pessoa com Espectro Autista, são considerados direitos dos autistas: ter uma vida digna, respeitada a sua integridade física e moral, o livre desenvolvimento da personalidade, a segurança e o lazer.
São considerados também, o direito à saúde, incluindo o diagnóstico, atendimento multiprofissional, a nutrição adequada e a terapia nutricional, os medicamentos. Direito à educação, à moradia e ao mercado de trabalho, além da proteção contra qualquer forma de abuso e exploração.
Desde 2020 as pessoas com TEA pode fazer sua Carteira de Identificação e exigir o atendimento preferencial mas não ficando restrita a essa para tal direito.
Desde 2023 pessoas com TEA possuem direito ao atendimento prioritário, assim como os idosos, gestantes, pessoas deficientes e pessoas com crianças de colo.
Além disso, existem outros benefícios assegurados às pessoas com TEA que muitos não conhecem, como é o caso do isenção do IPVA, liberação de PIS, FGTS, descontos em passagens aéreas e benefício assistencial e previdenciário.
Cultura: livros e filmes que abordam o tema
Livro: A Diferença Invisível (2017): Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Sua rotina é sempre a mesma, e mudanças de hábito não são bem-vindas. Seu ambiente precisa ser um casulo. Ela se sente agredida pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista – a síndrome de Asperger. Sua vida então se altera profundamente.
Filme: Rain Men (1988): O vendedor Charlie recebe a notícia da morte de seu pai e retorna à sua cidade natal. Chegando lá, descobre que tem um irmão autista e que seu pai deixou uma herança de três milhões de dólares à instituição onde ele, Raymond, reside. Ele então leva-o até Los Angeles para, com a ajuda de seus advogados, disputar sua parte da herança e se livrar da custódia do irmão. Porém, durante a viagem Charlie reconhece que Raymond pode não ser irmão que ele queria, mas se tornou o irmão que ele precisa.
Eventos
Em atenção à data, no domingo, dia 06/04 em São Paulo, ocorreu a 6ª caminhada pela Conscientização do Autismo no Memorial da América Latina. A caminhada ocorre anualmente essa edição além de ser gratuita ainda contou com show do Patati Patata e Luan Richard. No Rio de Janeiro a 4ª caminhada pela conscientização ocorreu no dia 06/04, domingo, na orla de Copacabana com encontro no Posto 6.
Em outras cidades do Brasil ainda ocorrerão as caminhadas de conscientização, como é o caso de Campo Magro no Paraná, São Roque – SP, Brasília -DF, Cruzeiro do Sul – RS.